Ao chegar na fase adulta e muitas vezes durante a adolescência, surge a dúvida de como entrar no mercado de trabalho. A falta de experiência, certificações e direcionamento pode gerar um pouquinho de ansiedade. Mas calma, o legal é que há algumas maneiras que podem facilitar o seu início a vida profissional.
Elabore um bom currículo
O currículo geralmente é o primeiro contato que a empresa terá com você. Portanto, um perfil atrativo terá mais chances de ser selecionado para participar de um processo seletivo. Seja sucinto, coloque informações reais e relate suas experiências profissionais, acadêmicas e de vida como um intercâmbio, trabalho voluntário ou ação social que tenha realizado.
Invista em qualificação profissional
Certificações e conhecimento nunca é demais. Cursos, workshops e palestras são formas de adquirir formação profissional e essas especializações aumentarão suas habilidades e consequentemente suas chances de conseguir a tão sonhada vaga no seu ramo de atuação.
Estágios e Programa Jovem Aprendiz
Alguns cursos exigem que os alunos realizem estágios obrigatórios. Ao iniciar essa fase prática nas empresas, pode ocorrer que o estagiário seja efetivado, após o término do contrato. Outra forma interessante, é se cadastrar no Programa Jovem Aprendiz, onde o objetivo é iniciar jovens de 14 a 24 anos no primeiro emprego.
Faça networking
A sua rede de contatos pode te auxiliar muito em oportunidades na sua carreira. Mantenha contato com profissionais, professores, palestrantes e alunos, criando uma conexão onde um pode ajudar o outro.
A Essencial Ponto espera ter ajudado e conte conosco nessa sua jornada.