Série vagas de emprego Assistente de Loja – Como contratar um colaborador que faça a diferença no time?

Já falamos em outros artigos, que para resultados assertivos em contratações, a correta identificação de perfil e descrição da vaga são fundamentais para chegarmos às pessoas com as competências certas e que possuam afinidade com a cultura da empresa.

As rotinas que serão exigidas, assim como as habilidades necessárias para cumpri-las, precisam ser claras, lembrando que esse profissional será o responsável por auxiliar nas atividades em geral da loja, trabalhando desde o estoque até a limpeza, organização e auxílio ao vendedor. 

A função assistente de loja também pode ser denominada como operador ou auxiliar de loja e em seu escopo de trabalho figuram as seguintes atividades:

  • Recepção e controle de produtos e materiais dentro da loja e no estoque;
  • Cuidar da organização da loja em geral (reposição e organização de produtos nas prateleiras, dobrar roupas, organizar mostruários, etc.) 
  • Cuidar da limpeza do estoque, loja e equipamentos;
  • Realizar inventário diário com identificação e sinalização das necessidades de reposição;
  • Realizar rotinas administrativas (recebimentos, fechamento de caixa, lançamento de contas a pagar e receber, organização de malotes, depósitos, consulta de cheques e/ou créditos, entre outros);
  • Auxiliar no atendimento (atende telefone, recebe e encaminha e-mails e mensagens, etc.)
  • Auxiliar nas atividades em geral da loja.

Os assistentes de loja se relacionam com todos os departamentos da empresa e a formação mínima esperada é de Ensino Médio completo, com valorização de cursos de especialização realizados.

O setor varejista é o promotor dessas vagas e o salário médio é de R$1.359,25, de acordo com uma pesquisa do site salario.com.br. O piso é cerca de R$1.240,57 e o teto salarial por volta de R$2.178,13. 

Quais habilidades um assistente de loja deve possuir para agregar mais
competitividade para a empresa?

Excelente comunicação: irá se relacionar com membros da equipe, departamentos internos, parceiros e fornecedores externos e também com clientes.

Organização: é indispensável, pois além de “organizar” fazer parte da sua rotina, devido ao amplo escopo de trabalho, esses profissionais precisam ser atentos e ordenados na sua função.

Agilidade: o ritmo do varejo exige agilidade de todos os colaboradores, de todos os setores.

Proatividade: colaboradores que se antecipam e oferecem soluções inovadoras são mais valiosos para as equipes.

Experiência em varejo: desejável, mas não é indispensável caso existam programas de treinamento na empresa;

Compreensão básica para excelência em varejo: ter boas práticas de atendimento e venda, conhecimento e envolvimento com o produto ou serviço, reconhecer a importância de metas e trabalhar para atingi-las;

Disposição para ajudar: ter espírito de equipe é importante para que o assistente seja eficiente, contribuindo para o bom funcionamento da loja em todos os seus aspectos;

Traços de personalidade: amigável, prestativo, confiável, atento, curioso, criativo e envolvente;

Habilidades básicas: em informática e administração;

A afinidade com a marca, produto, serviço ou segmento pode ser um diferencial, assim como alinhamento da história do candidato com a cultura organizacional da empresa.

Algumas perguntas que podem auxiliar a encontrar o assistente de loja ideal durante uma entrevista.

É importante conhecer melhor a experiência anterior em varejo, em atendimento ao cliente, em logística ou rotinas administrativas (entre outras e quando houver). Saber o que os motiva profissionalmente, como interagem com as pessoas e sua ética de trabalho, assim como testar sua proatividade e disponibilidade na resolução de problemas. Veja algumas dicas:

  • Como você descreveria os nossos clientes?
  • Você tem afinidade com os produtos que vendemos?
  • Como você usa o tempo livre de trabalho quando o movimento está fraco?
  • Você já participou de algum projeto que trouxe soluções inovadoras ao negócio? Qual foi a sua contribuição?
  • Como você resolveria uma situação (criar hipótese) com um cliente irritado?
  • O que você faria se pegasse alguém furtando ou com comportamento que viole a ética na loja?
  • Você já teve desentendimentos com líderes ou equipes? Como resolveu?
  • Como você ajudaria um colega que atrasou ou não conseguiu comparecer ao trabalho?

A Essencial Ponto tem enorme experiência nesta função, com cases que envolvem assertividade e agilidade na prestação de serviços para grandes redes do país. Para vagas de assistente de loja ou outras do setor varejista conte com nosso núcleo especializado.

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