Diversidade
Cor, sexo ou opção sexual, maternidade, história, capacidade, nacionalidade, juventude ou experiência são apenas algumas das diversas atribuições humanas e a Essencial Ponto valoriza o SER na sua essência. Nossos talentos não se resumem a estereótipos mercadológicos e nossas empresas parceiras estão à frente de seu tempo.
Afro
Diversidade étnico-racial e justiça social
Para a Essencial Ponto o talento não tem cor. Trabalhamos contra o racismo, na conscientização do mercado e no desenvolvimento do profissional negro.
Criar e direcionar oportunidades de emprego para afrodescendentes vai além de nosso compromisso empresarial. Atuamos para mudar a realidade do país, lutando por mais vagas que valorizem a diversidade étnico-racial e por mais justiça social.
Colaboradores valiosos para empresas que querem se destacar
Buscamos no mercado empresas inovadoras, que querem negócios economicamente saudáveis e socialmente responsáveis, e através de ações de conscientização interna, com estratégias para o aumento do engajamento na valorização da diversidade, a Essencial Ponto garante ambientes de trabalho respeitosos e receptivos, aumentando a aplicabilidade das vagas e a permanência nas mesmas.
Entregamos candidatos afros qualificados que quebram as barreiras do preconceito e apresentam confiança, alto desempenho e autonomia.
Respeito, reconhecimento, oportunidade, capacidade, igualdade, conscientização e valorização da diversidade. Essa é a Essencial Ponto: para todos, sem exceção.
Mulheres
Remuneração e liderança feminina
Para a Essencial Ponto o talento não tem sexo. Desafiamos barreiras culturais na busca da equidade de cargos, oportunidades e remuneração para as mulheres.
A desigualdade de gêneros na hierarquia das empresas, segundo dados da ONU, tem sido fator prejudicial no desenvolvimento da sociedade e economia mundial. Entender a importância da participação feminina no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança, é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de empresas que querem se destacar em seus segmentos.
Em todo o mundo, empresas reconhecidas já têm aplicado esse novo conceito na administração de seus negócios.
Carreira e maternidade.
Um desafio ainda maior para a mulher no mercado de trabalho é a maternidade. Apesar de ser a força motora no desenvolvimento das futuras gerações e responsável pela criação de cidadãos aptos socialmente e produtivos economicamente, a mulher no seu papel de mãe é duramente penalizada em suas relações de trabalho.
A Essencial Ponto compreende as potencialidades ativadas pela maternidade e as leva a empresas com propostas de equidade de gênero. Habilidades maternas valiosas no mercado de trabalho como empatia, organização, gerenciamento e liderança unem-se a culturas empresariais inclusivas e flexíveis, formando um novo cenário de possibilidades para contratadas e contratantes.
Para o retorno da pausa maternidade ou recolocação profissional, a Essencial Ponto é uma parceira altamente engajada, contribuindo com a autoestima e qualificando plenamente a mulher mãe para qualquer processo seletivo.
Respeito, reconhecimento, oportunidade, capacidade, igualdade, conscientização e valorização da diversidade. Essa é a Essencial Ponto: para todos, sem exceção.
Refugiados
Oportunidade de reconstrução de sonhos
Para a Essencial Ponto o talento não tem nacionalidade. Nossas fronteiras são delimitadas pela força de vontade e capacidade produtiva do ser humano, independente de sua origem. Apoiamos diretrizes da Agência ONU para Refugiados (ACNUR), na proteção de direitos e promovendo oportunidades para a garantia de um futuro digno para estrangeiros em nossas frentes de trabalho.
É preciso entender quem são os refugiados, pois erroneamente, são confundidos constantemente com imigrantes ilegais. O refugiado é um tipo de imigrante que fugiu de seu país em busca de proteção contra perseguições raciais, religiosas, étnicas e políticas, que comprovadamente teria seus direitos humanos gravemente violados ou corre risco de morte em conflitos armados ou de violência extrema.
A Polícia Federal e o Ministério da Justiça, respectivamente ao aceitar e autorizar os pedidos de refúgio, garantem a legalidade desses estrangeiros em nosso país, que passam a ser protegidos pelo governo, não podendo ser deportados. Entre os primeiros documentos que recebem está a carteira de trabalho, e, portanto, são profissionais que seguem as mesmas regras de admissão de brasileiros, possuindo os mesmos direitos e deveres, sem ônus ou burocracia extra para a sua contratação.
A Essencial Ponto busca sensibilizar as empresas de que a disponibilização de vagas e contratação de refugiados, além de uma questão humanitária, é também uma questão de sustentabilidade. O refugiado devidamente empregado paga impostos e consome produtos e serviços, estimulando e fortalecendo a economia.
Respeito, reconhecimento, oportunidade, capacidade, igualdade, conscientização e valorização da diversidade. Essa é a Essencial Ponto: para todos, sem exceção.
PCD
Igualdade e oportunidades
Para a Essencial Ponto o talento não tem barreiras. Transformamos adversidade em capacidade de superação, agindo contra o preconceito de forma que “necessidades especiais” não seja um rótulo de qualificação.
Em 1991, a legislação brasileira passou a oferecer uma resposta mais efetiva para a inclusão de portadores de deficiências no mercado de trabalho. A Lei 8.213, conhecida como Lei de Cotas, aplicou a obrigatoriedade a empresas com mais de 100 funcionários a reservarem entre 2% a 5% de suas vagas para PCD’s que se encaixem nas categorias estabelecidas, de acordo com a proporção abaixo:
- De 100 a 200 empregados: 2%
- De 201 a 500 empregados: 3%
- De 501 a 1.000 empregados: 4%
- De 1.001 empregados em diante: 5%
Uma vez que nem todas as deficiências se enquadram na Lei de Cotas, existe a obrigatoriedade de apresentação de laudo médico atualizado e detalhado, contendo CID e preenchimento criterioso na caracterização.
Nosso sistema de gerenciamento focado em profissionais e vagas PCD’s adota metodologia criteriosa, cumprindo dispositivos legais de contratação, orientando as empresas sobre normas de inclusão a serem adotadas e valorizando o potencial humano dos candidatos.
A Essencial Ponto promove a igualdade de oportunidades, sem deixar de considerar as opções previstas em lei. É preciso somar as aspirações de candidatos PCD’s que buscam melhores salários, planos de carreira e benefícios às ofertas atualmente restritas à preocupação com acessibilidade e inclusão social.
Respeito, reconhecimento, oportunidade, capacidade, igualdade, conscientização e valorização da diversidade. Essa é a Essencial Ponto: para todos, sem exceção.
LGBTQIA+
Modernização da cultura empresarial
Para a Essencial Ponto o talento não deve ser discriminado. A população LGBTQIA+ é um capital humano altamente competitivo e valioso para qualquer empresa.
Líderes inovadores sabem que hoje o respeito à diversidade é mais que uma obrigação social. As pessoas por trás da sigla possuem talentos, habilidades e vocações como todas as outras e potencial para exercer qualquer profissão, sendo competitivas para crescerem em qualquer carreira.
Profissionais LGBTQIA+ que trabalham em ambientes culturalmente favoráveis são mais produtivos e quanto mais a empresa estiver preparada para a diversidade, maior será o impacto positivo.
A Essencial Ponto incentiva e apoia a diversidade não só por uma questão social e humanitária, mas também porque ela traz características motivadoras ao ambiente de trabalho. Quando a cultura da empresa não é permissiva com a discriminação e assédio moral, fatores recorrentes contra o funcionário LGBTQIA+, equipes são mais engajadas, cooperativas, estimulantes e acolhedoras, aumentando consequentemente o desempenho e produtividade.
A Essencial Ponto possui candidatos LGBTQIA+ qualificados, graduados em diversos níveis, preparados para participar do mercado de trabalho com confiança e realizando suas atribuições com alto desempenho.
Respeito, reconhecimento, oportunidade, capacidade, igualdade, conscientização e valorização da diversidade. Essa é a Essencial Ponto: para todos, sem exceção.