Há algum tempo, já não há mais espaço para morosidade em processos seletivos. Essa má prática leva a prejuízos financeiros, produtivos, estratégicos e até emocionais, além de ser a melhor forma de perder a chance de contratar talentos.
Atrair e reter bons profissionais não é uma tarefa fácil e quanto mais lenta a empresa for, menores são as chances de conquistar a melhor opção profissional para a vaga.
Contratar bem é fundamental para estar à frente da concorrência. Passou a ser um grande diferencial competitivo ter assertividade, qualidade e agilidade nos processos seletivos.
Existem diversas boas práticas de contratação no mercado. O profissional ou consultoria de RH deve indicar a mais adequada levando em consideração a urgência, o tipo de profissional procurado e o perfil da vaga.
Pesquisas apontam que mais de 50% dos candidatos desistem da vaga quando os processos são demorados. Quer mais motivos para contratar mais rápido?
- VAGA ABERTA GERA CUSTOS FINANCEIROS, ATRAPALHA A PRODUTIVIDADE E TRAZ SOBRECARGA E DANOS EMOCIONAIS À EQUIPE.
- OS MELHORES PROFISSIONAIS NÃO FICARÃO ESPERANDO POR VOCÊ. E PIOR, FECHARÃO COM A CONCORRÊNCIA.
- PROCESSOS BEM ORGANIZADOS, ÁGEIS E ASSERTIVOS CONTRIBUEM PARA O EMPLOYER BRANDING E PASSAM UMA BOA IMPRESSÃO, AJUDANDO A ATRAIR E RETER TALENTOS.
Vamos às dicas para se contratar com mais agilidade, sem perder a qualidade:
Planeje o processo de recrutamento e seleção.
Processos com etapas bem estruturadas e organizadas economizam tempo e dinheiro, além de oferecer ao candidato uma experiência melhor.
Simplifique o processo.
Faça uma revisão das etapas para identificar quais tomam mais tempo e por que. Encontre formas de otimizá-las e use ferramentas tecnológicas disponíveis para isso se for necessário.
Entenda o perfil da vaga e determine-o com cuidado.
Para encontrar o candidato certo é preciso saber o que está sendo buscado. Essa será a base de todo o processo seletivo e não deve se limitar à capacidade técnica, mas também à experiência, traços de personalidade e afinidade ao perfil cultural da empresa e seus valores.
Reúna e compare dados.
Saber o que deu certo e errado com o profissional que deixou a vaga ajuda a montar um perfil mais assertivo.
Divulgue sua vaga nos canais certos.
Estar nos lugares certos faz com que essa etapa seja mais rápida e dê mais retorno, com candidatos mais adequados à vaga. Diminua a quantidade de currículos comum a esta etapa.
Faça um job description detalhado.
É o primeiro contato que você tem com seu candidato. Aqui se perde ou se ganha profissionais interessantes. Por isso, ele precisa ser detalhado e ter as informações adequadas para que o filtro seja preciso e faça ganhar tempo para as etapas seguintes. Uma descrição bem feita protege empresas e candidatos de processos que não dariam em nada.
Fale do salário logo de início.
Informe a remuneração da vaga o quanto antes para que só candidatos dispostos a aceitá-lo se candidatem ou, pelo menos, colha pretensões salariais nas primeiras etapas para que não se perca tempo com expectativas equivocadas.
Use a tecnologia a seu favor.
Desde plataformas ou softwares de recrutamento, até mesmo a valorização adequada do processo via mobile são importantes hoje em dia. 2020 acelerou a adoção de novos formatos de recrutamento à distância e se levarmos em consideração que a maioria dos candidatos terá acesso às etapas via celular, precisa-se garantir que a comunicação por esse formato seja confortável e fácil, que não crie empecilhos para a sua participação, visualização ou inscrição.
Faça entrevistas e dinâmicas em grupos.
Reunir grupos ajuda a avaliar vários candidatos ao mesmo tempo, passando à etapa da entrevista individual somente os que tenham melhor aderência à vaga.
Reserve as entrevistas somente para os melhores candidatos.
Aqui serve a dica anterior de usar a tecnologia disponível a favor, como por exemplo, meetings digitais para uma pré-seleção antes de entrevistas presenciais. E entrevistar somente o candidato melhor indicado é uma prática ainda melhor para ganhar agilidade.
Estruture sua entrevista.
Uma entrevista planejada é mais assertiva e toma menos tempo. Aplicada de forma igual a todos os candidatos, torna mais fácil a avaliação das respostas, que devem conter motivações pessoais, expectativas em relação ao cargo e à empresa, além de informações sobre hard e soft skills.
Dê oportunidade ao recrutamento interno.
Apostar no talento de alguém que você já conhece acelera o preenchimento da vaga, motiva equipes e contribui para a retenção de bons funcionários que passam a contar com a oportunidade de desenvolverem-se dentro da própria empresa.
Valorize indicações.
Alguém só indica uma pessoa se confia que a mesma está à altura da vaga. Ninguém quer botar sua reputação em risco. Hoje existem até mesmo programas de incentivo, em que se o indicado der certo, quem o indicou recebe algum tipo de compensação.
Network ajuda a contratar mais rápido e melhor.
Aposte e dedique-se a sua rede de relacionamento profissional.
Banco de talentos.
Mantenha no radar profissionais que seriam boas contribuições à sua empresa, mesmo que naquele momento não esteja contratando. Na abertura de um processo, esses candidatos podem ser mais assertivos e tornar tudo mais ágil.
Valorize a experiência do candidato.
Bons candidatos permanecem no processo se a experiência estiver sendo confortável. Quando estão engajados são contratados mais rapidamente, portanto não economize nos feedbacks.
Não demore na sua proposta e contratação.
Assim que achar o candidato ideal, finalize o processo o mais rápido possível. Lembre-se que mesmo quando ágil, algumas vagas podem demorar dias e o candidato pode também estar sendo sondado pelo concorrente no mesmo período.
CONCLUSÃO
Processos são dinâmicos e sempre há espaço para melhorias. Após as dicas, aplique o que faz sentido para o seu recrutamento e vá aperfeiçoando pontos de acerto e corrigindo erros nos próximos.
Não se esqueça de que quanto mais ágeis, menos despesas. E que isso é possível alcançar sem perder a qualidade, que é tão importante quanto.
A Essencial Ponto tem know hall para recrutamento e seleção de alta performance. Isso quer dizer que sabemos como e onde encontrar os melhores talentos, resultando em contratações ágeis, assertivas e duradouras. Se quiser conversar sobre isso, chama a gente. Enquanto isso se achou útil, nos apoie compartilhando esse artigo.