Contratando assertivamente vendedores para o varejo

Nós já falamos sobre encontrar o candidato ideal aqui no nosso blog. Porém, existe um setor que se destaca pela alta rotatividade de funcionários: o varejista. Acompanhe neste artigo dicas personalizadas para atender às necessidades específicas deste segmento tão importante para a economia.

Você sabe por que contratar para o varejo é tão difícil? Uma resposta certa é o fato de que subestimamos a profissão. A desvalorização do funcionário combinada ao alto grau de habilidades exigidas, a ausência de incentivo para o autodesenvolvimento e baixas remunerações contribuem para que seja um dos setores com maior rotatividade do mercado.

Contratar e reter bons vendedores são os maiores desafios para quem está incumbido de formar equipes vencedoras.

Um bom vendedor deve ter mais do que técnica e argumentação. Hoje em dia encantar o cliente é a chave para o sucesso e se este profissional não possui o perfil e a preparação certa para oferecer uma experiência de compra excelente, você pode estar perdendo dinheiro. 

Mas como ter excelência no atendimento ao cliente? O que o vendedor precisa ter para encantar e fidelizar? Observe estes aspectos ao avaliar um candidato. Ele precisa estar capacitado a:

  • Ser prestativo, simpático e disponível;
  • Ter o dom de fazer o cliente se sentir único e especial;
  • Ser honesto na sua argumentação e comunicação geral; 
  • Não deixar cliente esperando, sendo sempre o mais rápido possível;
  • Ter cuidado e dar atenção ao pós-venda;
  • Em caso de problemas, ter iniciativa e buscar a solução pessoalmente;
  • Ter perspicácia para saber como surpreender o cliente.

Um vendedor precisa gostar do que faz! Um bom atendimento será reflexo direto da sua motivação por trabalhar em algo que lhe traz prazer e realização.

Resultados ruins podem ser evitados com profissionais individualmente qualificados, mas em geral, no comércio, é o time que fará a diferença no desempenho do negócio. É preciso que seus talentos tenham afinidade com os valores da empresa e estejam, entre si, entrosados e na mesma sintonia para que alcancem as maiores metas.

Pense em qual é o valor do profissional que traz dinheiro para o seu negócio. Para vender, ele precisa encantar o cliente com educação, cordialidade, informações precisas, conhecimento técnico, argumentação, comunicação consistente, empatia para tratar com perfis diferentes de pessoas e ainda ter jogo de cintura para lidar com situações adversas. 

E além de vender, o varejista também é uma rica fonte de informações sobre comportamento, concorrência e tendências do mercado.

Você pode imaginar como não é fácil encontrar tantas habilidades numa única pessoa e reter esse talento se ele já está na equipe. Por vezes a empresa não enxerga a importância deste funcionário e em outras, o funcionário não está preparado para atingir as expectativas de seus líderes.

Se você quer aperfeiçoar ou aumentar sua equipe e gerar mais condições para a lucratividade do seu negócio, acompanhe nossas próximas dicas.

O QUE NÃO POSSO ESQUECER AO CONTRATAR O MEU VENDEDOR  

Qualquer pessoa pode ser orientada sobre técnicas de venda e varejo, já personalidade e valores são características pessoais, que se adequam ao perfil da sua loja, ou não.

Lembre-se que seu colaborador, além de ter afinidade com a cultura e valores do negócio, precisa também ter identificação com o produto que venderá, pois isso o aproxima do cliente e passa uma sensação de maior credibilidade aos argumentos de venda.

Levando em consideração os fatores já citados, nosso check list pode seguir com esses filtros abaixo e uma boa forma de saber se o candidato tem o perfil procurado é, durante a entrevista, pedir que ele descreva como agiria em situações que apontem habilidades e características como estas:

  • Afinidade com a cultura da empresa;
  • Identificação com os produtos;
  • Facilidade de comunicação;
  • Saber argumentar / poder de persuasão;
  • Autoconfiança e positividade;
  • Ter empatia e saber ouvir;
  • Habilidade de relacionamento com diferentes perfis de pessoas;
  • Ser educado, solícito e simpático;
  • Ser honesto;
  • Grau de conhecimento sobre o segmento / mercado / produto / serviço;
  • Flexibilidade / saber lidar com adversidades;
  • Iniciativa;
  • Ser atento ao mercado;
  • Respeitar e acatar a orientação de líderes;
  • Ter a escolaridade e experiência necessária à função;
  • Gostar da empresa e do que faz.

Outros fatores de alinhamento, que estão ligados à sua afinidade com a cultura organizacional da empresa, podem ser conhecidos com perguntas como estas:

  • Quais são as suas perspectivas de futuro, pessoal e profissional?
  • Qual o seu papel dentro do núcleo familiar?
  • Quais seus interesses pessoais, como hobbies e lazer?

Você já deve ter ouvido falar que uma parceria só pode ser sucesso, quando é boa para todos, não é? Então é importante também levar em consideração o que colaboradores comprometidos esperam da empresa em que trabalham:

  • Um bom ambiente de trabalho, que seja saudável, organizado e bem estruturado;
  • Transparência ao comunicar o que a empresa oferece e o que espera dele como profissional; 
  • Salários compatíveis com o mercado e a função;
  • Política de benefícios e incentivos que estimule o engajamento;
  • Promoção de condições para a qualidade de vida do funcionário.

Existem basicamente dois caminhos para encontrar o vendedor ideal: treinando um bom funcionário que apresente potencial para a vaga, ou contratando externamente. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, tudo vai depender do seu cenário naquele momento.

MAIS ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR NESSE DESAFIO

Respeite o momento do negócio e defina uma estratégia para montar a sua equipe. É necessário compreender se é hora de chamar vendedores experientes ou trabalhar na formação de novos talentos.

Crie um padrão para as contratações, observando quais são as melhores características de seus melhores funcionários.

Desde o pontapé inicial do processo seletivo, mostre que a sua loja é um bom lugar para se trabalhar e assim você tem maiores chances de atrair o talento certo; na verdade, mostrando que o seu negócio é especial em todos os momentos do seu dia-a-dia, bons profissionais estarão sempre prontos para concorrer às suas vagas.

Se você quer um excelente vendedor, saiba que ele gosta de dinheiro, e isso é bom! Mas, você precisa fazer a sua parte oferecendo remuneração justa, compatível e compensatória; estabeleça metas de desempenho e veja suas vendas decolarem.

Este é um cargo, que como vários outros, é necessário que se tenha confiança. Consulte as referências do vendedor em outros trabalhos, perguntando principalmente sobre comportamento ético e motivo de saída.

A formação da equipe não encerra na assinatura da carteira de trabalho. Cuide do processo de integração de cada novo membro para que ele possa mostrar todo o seu potencial.

Não se esqueça de ser respeitoso com os que não foram aprovados, oferecendo feedbacks com a máxima cordialidade.

Faça avaliações periódicas de cada nova contratação, guiando-se pela rotina contratual a fim de realizar desligamentos no prazo certo caso seja necessário.

Não deixe de contratar um bom profissional esperando pelo vendedor perfeito, faça uma análise sincera do seu momento para não deixar boas oportunidades passarem.

Seja objetivo, mas não tenha pressa! Um processo que busca profissionais com tantas habilidades precisa ser bem estruturado e bem executado.

Faça uma descrição detalhada e cuidadosa da vaga para que seu processo seja o mais assertivo possível.

Como foram as suas últimas contratações para o varejo? Acha que essas informações podem te ajudar no futuro? Quais são as suas dicas?

Lembre-se que você pode contar com a Essencial Ponto neste processo, pois somos especialistas em varejo, tendo vários cases de sucesso com grandes redes nacionais. 

Ajude-nos a melhorar a experiência de empresas e candidatos durante a contratação varejista compartilhando este conteúdo.

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